sexta-feira, 11 de julho de 2008

Fábrica de estrelas



"Telescópios que examinam fatos ocorridos há mais de 12 bilhões de anos localizaram uma galáxia que funcionava como fábrica de estrelas. Essa remota galáxia está (ou esteve) gerando até 4 mil estrelas por ano.
A nossa Via Láctea, por exemplo, gera apenas dez estrelas por ano, segundo o estudo divulgado na quarta-feira. "Esta galáxia está passando por um forte 'baby boom', produzindo a maioria das suas estrelas de uma só vez", disse Peter Capak, do Centro Científico Spitzer da Nasa, ligado ao Instituto de Tecnologia da Califórnia.
"Se nossa população humana tivesse sido produzida num surto similar, a maioria de todas as pessoas vivas hoje em dia teria a mesma idade", comparou ele em nota à imprensa.
Em artigo na revista Astrophysical Journal Letters, Capak e seus colegas disseram ter usado vários telescópios, inclusive o Spitzer e o Hubble, ambos da Nasa, para localizar essa antiga galáxia, que fica a 12,3 bilhões de anos-luz (ou seja, sua luz levou 12,3 bilhões de anos para chegar aos arredores da Terra).
Estima-se que o Universo tenha 13,4 bilhões de anos, o que significa que a galáxia estava "parindo" estrelas quando o Universo tinha apenas 1,3 bilhão de anos"
De tudo que eu li essa semana só gostei dessa notícia :D
Deu até vontade de cantar "Boi de Haxixe"
"Meu bem meu bem-me-quer
Te dou meu pé meu não
Um céu cheio de estrelas
Feitas com caneta bic num papel de pão"
Irruuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu!!!

4 comentários:

Sem Papel e Tinta disse...

paint the sky...

.Má. disse...

hehehe... legal...e eu relebro dos nossos reflexos nas galáxias.... que cada um de nós podemos ser estrelinhas de variadas gerações... hehehe... é divertido ver o mundo assim =)

Taly disse...

Descobri...Eu vim da fabrica de estrelas!ueheu bkS!

.Kel. disse...

O pedacinho da musicou ficou vários dias no meu msn ;)